O que é Firewall?

Texto breadcrumb o que é firewall!

A maneira mais simples de proteger uma rede interna é com o isolamento físico da mesma. Desta forma, ninguém de fora será capaz de invadir o sistema sem antes entrar nas dependências físicas da organização.

Entretanto, com o crescimento da Internet, o isolamento físico tornou-se quase impossível. Para resolver este problema muitas organizações utilizam o conceito dos firewalls.

Firewall é um quesito de segurança com cada vez mais importância para o mundo empresarial. À medida que o uso de informações e sistemas é cada vez maior, a proteção destes requer a aplicação de ferramentas e conceitos de segurança eficientes. O firewall é uma opção praticamente imprescindível para a guarda das informações detidas nas corporações e empresas atualmente.

O que é Firewall?

Firewall pode ser definido como uma barreira de proteção, que controla o tráfego de dados entre seus computadores e a Internet (ou entre a rede onde seu computador está instalado e a Internet). Seu objetivo é permitir somente a transmissão e a recepção de dados autorizados.

Um firewall evita que perigos vindos da Internet espalhem-se na sua rede interna. Colocado se entre a rede interna e a externa, o firewall controla todo o trafego que passa entre elas, tendo a certeza que este trafego é aceitável, de acordo com a política de segurança da empresa, oferecendo uma excelente proteção contra ameaças vindas da rede externa (Internet).

Explicando de maneira mais precisa, o firewall é um mecanismo que atua como “defesa” de um computador ou de uma rede, controlando o acesso ao sistema por meio de regras e a filtragem de dados.

A vantagem do uso de firewalls em redes, é que somente um computador pode atuar como firewall, não sendo necessário instalá-lo em cada máquina conectada a internet para proteção. Com isso se ganha um significativo tempo na administração de suas máquinas e também uma maior economia na compra de licenças.

Voltar